As tarefas de casa e a sua coluna.

As tarefas de casa e a sua coluna. O trabalho em casa, por onde começar?

Será que se consegue identificar com esta situação?

Tratar da roupa, pegar em cestos a transbordar – pelo menos é assim cá em casa, dobrar-se repetidamente para colocar toda a louça na máquina ou lavar a louça à mão numa posição menos do que ideal, passar a ferro, às vezes durante horas, aspirar com um aspirador que não permite estar direito, enfim a lista continua e por vezes com aquela sensação de que nunca vai terminar.

Nem tudo na vida é como queremos mas certamente haverá uma maneira de podermos melhorar as nossas circunstâncias.

Todos concordamos, uma coluna saudável é fundamental para a saúde geral.

Então aqui deixo algumas sugestões que sei, vão fazer diferença na sua saúde e na forma como executa as tarefas do dia a dia, a sua coluna vai agradecer-lhe.

Quando falamos na coluna é certo que os detalhes fazem, mesmo, uma grande diferença.

A nossa coluna hoje é o resultado da nossa vida até aqui, então vamos tentar mudar alguns hábitos e comportamentos, simples, nas tarefas de casa para darmos à nossa coluna uma melhor hipótese de estar melhor amanhã.
Cestos de roupa suja e lavada – é muito importante ter o cuidado de evitar que fiquem demasiado cheios e pesados para transportar. Mais vale utilizar mais cestos e fazer mais “viagens” do que estar a carregar demasiado peso.
A roupa lavada deve ser toda tirada da máquina para o cesto e depois o cesto deve ser colocado em cima de uma cadeira ou mesa antes de estender a roupa.
Tirar uma peça de roupa de cada vez, da máquina, ou ter o cesto no chão com a roupa, obriga-nos, a dobrar constantemente a coluna para tratar da roupa. Quando for dobrar a roupa, se for em pé, pode por exemplo utilizar a mesa de passar a ferro para apoio enquanto dobra e deve colocar o cesto ao lado ,numa cadeira, ou apoio.
Se preferir dobrar a roupa sentado, deve ter o cesto acessível (numa cadeira ou apoio) e não no chão. Procure adotar posturas corretas, deve ficar de frente, com a bacia alinhada e as pernas afastadas, evitando assim estar constantemente a dobrar ou a fazer torções na coluna.

• Lavar a louça – esta é uma tarefa que muitas vezes traz dores na coluna torácica, entre as omoplatas, principalmente porque as bancadas tendem a ser mais baixas do que deviam.

Aqui o importante é não ficar na mesma posição durante muito tempo. O ideal será dividir a louça e ir alternando entre lavar, limpar e guardar.

Por exemplo entre uma lavagem e outra, pode puxar os ombros para trás e rodar algumas vezes para trás, também pode alongar o pescoço de um lado para o outro. O ideal será articular esta tarefa com familiares, assim podem ir trocando quem lava, limpa e guarda a louça.

Lavar a louça pode provocar dores nas costas.

Varrer e limpar o chão – aqui o que faz mais diferença é o tamanho do cabo da vassoura e da esfregona. Procure comprar os cabos mais longos para conseguir ter uma postura mais neutra enquanto varre ou limpa o chão.

Sempre que possível opte por usar as pás com cabos, se só tiver uma pá pequena de mão, o agachamento é importante para evitar dobrar a coluna ou ficar muito curvado

• Aspirar – esta tarefa é bastante exigente e pode trazer muitas dores e problemas, principalmente para a zona inferior da coluna, a lombar. A tendência é ficarmos dobrados durante muito tempo. Para melhorar esta situação, o cabo telescópico do aspirador deverá ser aumentado para que a coluna fique direita. As pernas devem ajudar no equilíbrio, usando a perna à frente contrária do braço que está a utilizar mais.   

Por exemplo, se utiliza principalmente o braço direito para orientar o cabo do aspirador, então a perna da frente será a esquerda e dobrando um pouco os joelhos (como no início de um “lunge”), isso torna o movimento mais dinâmico ajudando a proteger a coluna.

As pernas muito esticadas obrigam logo a pessoa a dobrar e concentrar as forças mais na lombar.

E mesmo não sendo o mais fácil para todos, deve alternar o braço que está a fazer mais esforço, a coluna agradece e estimula-se mais o cérebro também. Em vez de aspirar a casa toda de uma vez, é melhor fazer por partes (por assoalhadas) alternando com as outras tarefas de casa.

lunge aspirar
Lunge enquanto aspira

Passar a ferro – lembramos a importância da tábua de passar estar a uma altura correta que deverá ser a linha da cintura, um pouco abaixo do umbigo. Esta altura proporciona uma postura próxima da posição neutra para a coluna.

Colocar um banco pequeno debaixo de um dos pés durante algum tempo e ir alternando os pés, ajuda a relaxar a musculatura das pernas e da região lombar. Procure não passar durante muito tempo seguido, mais uma vez, fazer pausas e alternar com outras tarefas vai ajudar a evitar a fadiga.

A coluna vertebral protege a nossa delicada espinal medula e os 31 pares de nervos que vão para todos os órgãos, tecidos e células no nosso organismo. Não faz sentido ignorarmos as posturas que adotamos no nosso dia a dia.

A postura afeta a coluna e a coluna afeta o nosso bem estar. Como diz um colega meu: “coluna alinhada, saúde restaurada”.
Cuide da sua coluna só tem uma!

Dra. Christianne Figueira.
Dra. Christianne Figueira


Contactos

Contacte-nos

Este site está protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade da Google e os Termos e Condições estão aplicados.

Contactos e horários

Horário de Atendimento
De Segunda a quinta-feira das 7:40 às 17:00
(+351) 214 101 429
(+351) 915 007 090

Localização

Av. José Gomes Ferreira, Ed. Atlas I, Miraflores - Lisboa

Referências
Entre o Homes Place de Miraflores e o estacionamento da Carris, ao pé do centro de inspecções, no prédio da Oney.

Chegar de Autocarro
Carris: 748, 751, 201, 202 e 750

Vimeca: 10