Postura e cuidados a ter durante a gravidez

Postura e cuidados a ter durante a gravidez – Todas as mulheres grávidas deviam saber que a saúde e a vitalidade que experimentarem durante a gravidez e o pós-parto também dependem das escolhas e dos passos proactivos que tomarem para atingir o seu próprio Bem-estar.

Infelizmente a saúde da coluna, durante a gravidez é muito poucas vezes tida em consideração.


É sobre este tema que vos quero deixar alguma informação.
Os Cuidados com a coluna são fundamentais para evitar ou minimizar ao máximo situações como:

Lombalgias (dores na zona lombar),
Ciatalgias (dor que vai pela perna abaixo),
Cervicalgias (dores no pescoço, que também podem afetar os ombros, pulsos, podendo também provocar dormências e formigueiros nos braços e nas mãos).


Boa Postura – O equilíbrio durante a gravidez é fundamental.
Este equilíbrio nem sempre é fácil deve tem de ser trabalhado.
Durante a gravidez existem muitas alterações no corpo da mulher.


Estas mudanças ocorrem devido a alteração do centro de gravidade, ao peso da barriga e às alterações hormonais que surgem durante os 9 meses de gestação.


A hormona relaxina é muito importante na preparação do corpo da mulher para o processo de nascimento, é esta hormona que permite que as articulações do corpo e estruturas adjacentes, como a zona pélvica, possam ter mais elasticidade e movimento.


No entanto, isso torna a zona sacroilíaca, mais vulnerável a desequilíbrios daí se falar tanto da importância de fazer exercícios sentada na bola de pilates durante a gravidez.


Quando o osso sacro da mãe está desequilibrado, por exemplo em rotação, o útero também poderá estar com desequilíbrio, o que dificulta o bom posicionamento do bebé para o processo de nascimento.


Esta é uma das principais razões pela qual o bebé poderá não conseguir dar a volta para ficar na posição cefálica (cabeça para baixo) antes do nascimento, permanecendo sentado – a chamada posição pélvica – ou assumindo outras posições dentro do útero – oblíquas ou transversa.


Com a alteração do centro de gravidade, o mais comum é que a mãe desenvolva uma hiperlordose lombar, ou seja uma acentuação da curva lombar. Criando uma predisposição maior para uma lombalgia.
O acompanhamento quiroprático, durante a gravidez é muito importante.
A Quiroprática permite tratar de forma natural, sem recurso a medicação, patologias relacionadas com as articulações vertebrais, os discos intervertebrais e as raízes nervosas.


Os ajustamentos quiropráticos, permitem um bom alinhamento e equilíbrio da coluna, resultando também numa melhor postura.


Quando existe equilíbrio, a coluna da mãe, a coluna do bebé e o útero, estão também alinhados simultaneamente promovendo assim uma maior probabilidade de uma nascimento mais natural e saudável.

Contactos

Contacte-nos

Este site está protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade da Google e os Termos e Condições estão aplicados.

Contactos e horários

Horário de Atendimento
De Segunda a quinta-feira das 7:40 às 17:00
(+351) 214 101 429
(+351) 915 007 090

Localização

Av. José Gomes Ferreira, Ed. Atlas I, Miraflores - Lisboa

Referências
Entre o Homes Place de Miraflores e o estacionamento da Carris, ao pé do centro de inspecções, no prédio da Oney.

Chegar de Autocarro
Carris: 748, 751, 201, 202 e 750

Vimeca: 10