Diagnóstico: Lombalgia. Afinal o que é que isto quer dizer?

Sejam bem-vindo ao mundo dos termos técnicos!

Não teria graça se todos pudessem entender a terminologia na área da saúde. Foi por isso que inventámos nomes bem complicados. Quanto mais, melhor. Quem é que nunca foi presenteado com um relatório de um exame?

Por exemplo:
“Normal morfologia e sinal RM dos corpos vertebrais do segmento lombo-sagrado”. Ou então: “Hérnia para-mediana esquerda do disco L5-S1 com compressão da respetiva emergência radicular de L5”.

Estas frases são sempre uma boa leitura para quem quer adormecer. Talvez tenhamos encontrado a cura para as insónias de algum leitor.

É evidente que estou a brincar! Os termos utilizados tem como objetivo descrever com rapidez e precisão, neste caso, os achados de uma ressonância magnética.

Uma lombalgia refere-se então a dores na região lombar. Lombo, refere-se à região lombar, a zona acima da cintura e abaixo das costelas e Algia, vem de dor. Não sendo um diagnóstico especifico é frequentemente utilizado em casos clínicos.

Torna-se então fundamental encontrar a CAUSA das dores lombares. É este o objetivo da Quiroprática. Sabendo que as dores não são o problema, são apenas a indicação de que existe um problema, uma consulta quiroprática tem como objetivo avaliar, identificar e quando possível corrigir qualquer disfunção encontrada. No fundo propomo-nos ir à origem e corrigir aí o que está a funcionar mal e que provoca depois a dor.

As lombalgias são universais e acabam por afetar a maioria da população. São também uma das principais causas de absentismo laboral e de perda de qualidade de vida. Uma parte das dores lombares desaparece por si, outra parte, passados 3 meses, pode tornar-se crónica. O conselho que lhe deixo é que se as dores não melhorarem dentro de alguns dias, será melhor consultar um especialista. Esperar muito tempo não lhe trará nem a solução nem benefício de espécie alguma. Pelo contrário, o seu corpo vai procurar adaptar-se à dor e a factura ficará toda do seu lado.

Pedro Costa Figueira B.Sc. D.C.

Contactos

Contacte-nos

Contactos e horários

Horário de Atendimento
De Segunda a quinta-feira das 8:00 às 17:00
(+351) 214 101 429
(+351) 915 007 090
geral@saudecoluna.com

Localização

Contactos e horários
Av. José Gomes Ferreira, Ed. Atlas I, Miraflores GPS 38.7149, -9.2302

Referências
Entre o Homes Place de Miraflores a o estacionamento da Carris, ao pé do centro de inspecções, no prédio da Oney.

Chegar de Autocarro
Carris: 748, 751, 201, 202, (a menos de 50 m) 750 (a 300 m)

Vimeca
10 (a menos de 50 m)