Os estudos mostram que a nossa postura é como uma janela para a nossa coluna.
Como realizar um rastreio à postura dos seus familiares de forma simples e rápida.
Se a nossa postura está em desequilíbrio então a nossa coluna também está desequilibrada, resultando em pressões prejudiciais ao nosso sistema nervoso, as chamadas subluxações.
A má postura pode resultar de situações que nos passam despercebidas como as posições que tomamos a dormir, a forma como caminhamos e até a forma como estamos em pé.
Depois temos situações mais óbvias, que influenciam a nossa postura, como por exemplo: acidentes de viação, acidentes de trabalho, traumas em situações recreativas, stress emocional e até trauma no processo de nascimento.
Para começar o rastreio à postura dos seus familiares de forma simples e rápida, desenhe num papel a forma de uma pessoa (cabeça, tronco, membros superiores e membros inferiores),
depois desenhe uma linha que passe no centro da pessoa, depois uma linha perpendicular ao nível dos ombros e uma linha perpendicular ao nível da anca.
Estas linhas vão ajudar a observar se existe algum desequilíbrio.
A pessoa que vai ser avaliada, deve ficar de pé com os pés paralelos e abertos à largura dos ombros, depois, com os olhos fechados deve levar a cabeça para trás e para frente parando no centro.
Deverá depois permanecer imóvel durante 10 segundos como se fosse uma estátua para o observador poder ver os ombros e a bacia/anca.
O observador deve ficar de pé em frente ao participante colocando ligeiramente o dedos indicadores em cima dos ombros deste para verificar se existe um lado mais alto que o outro.
Seguidamente deve colocar os dedos indicadores por cima das cristas ilíacas (topo da anca) do participante para verificar se existe um lado superior ao outro.
No papel deve assinalar se existe um ombro mais alto ou um lado da bacia mais elevado.
Se uma destas áreas apresenta um desequilíbrio, provavelmente existem disfunções na coluna.
Uma avaliação Quiroprática feita à coluna vai ajudar a definir se existem disfunções e se são devido a subluxações.
Numa avaliação mais detalhada feita por um quiroprático vão ser avaliadas a posição da cabeça e do tronco.
Depois avalia-se se existem desequilíbrios não só em flexão lateral, mas também quando submetido às rotações ou translações.
A postura também é avaliada com a postura lateral ou em perfil.
Uma fotografia é tirada para que mais detalhadamente sejam observados estes desequilíbrios, que depois são mostrados ao paciente.
A análise da postura é apenas uma parte da avaliação da coluna.
Realizam-se vários outros exames para uma avaliação completa do estado da coluna do paciente, dependendo de cada caso clínico.
Outros exames utilizados são por exemplo: teste de amplitude de movimentos, termografia, ambulação, testes ortopédicos e neurológicos.
Caso seja necessário pode ser feito um pedido de exames de imagiologia (radiografia, TAC, Ressonância magnética).