A Cadeira perfeita? Não Há!
Se procura a cadeira de escritório perfeita não a vai encontrar, mas pode encontrar a que é ideal para si e para as necessidades da sua coluna!
Já pensou no quanto a sua postura no trabalho afeta a sua saúde?
A ergonomia do seu espaço de trabalho pode prevenir lesões, dores de cabeça e lombalgias crónicas.
Se passa o seu dia sentado em frente ao computador estas dicas de ergonomia são para si.
O termo ergonomia refere-se ao processo de organizar o espaço de trabalho para acomodar as necessidades de cada indivíduo.
Ao otimizar a sua cadeira, secretária, luz e ambiente de trabalho, vai também melhorar a produtividade e performance no trabalho.
Hoje vamos focar-nos em apenas um elemento: a Cadeira perfeita!
Muitos são os pacientes que nos pedem dicas para encontrar a “tal”. Mas a verdade é que ela não existe!
Cada coluna é tão única que o melhor é procurar algo que se adeque a si e às necessidades da sua coluna.
Aqui ficam 4 dicas para encontrar a cadeira de escritório ideal:
AJUSTAR é chave
Uma cadeira ideal tem de poder ser ajustável. As suas pernas deviam descansar a um ângulo de 90graus com os pés bem assentes no chão.
Dependendo da sua altura, pode precisar de um suporte debaixo dos pés para criar o ângulo certo. Para além da altura, também devia poder ajustar a inclinação do suporte de costas e se for o caso, ajustar também os apoios de braços para que possa manter os braços e cotovelos a um ângulo de 90graus.
Estes ângulos reduzem a pressão nas articulações e mantêm-nas numa posição neutra e descontraída.
Apoio Lombar e Cervical
O apoio lombar é imprescindível para prevenir as lombalgias.
Se a sua cadeira não tem um apoio já incorporado, existem outras opções para se certificar que a curva da sua lombar tem o suporte que precisa.
Pode enrolar uma toalha pequena e colocar no espaço vazio entre a sua curva lombar e o encosto da cadeira.
Também pode comprar uma almofada especializada para este propósito.
Certifique-se também que o encosto da cadeira apoia a sua coluna até à cervical. Por vezes as cadeiras têm um encosto que vai apenas até ao meio das costas, isto é péssimo para a coluna. Sem apoio cervical, vai acabar por sobrecarregar os seus músculos dos ombros e cervical, e contribuir para a retificação da curva lordótica cervical, que é muito prejudicial para a saúde da coluna.
Com o apoio cervical, pode descansar a cabeça durante longas chamadas e reuniões e dar algum descanso aos músculos superiores da coluna.
Profundidade do assento
Um dos detalhes que pode estar a contribuir para as dores na lombar é a profundidade da cadeira.
Um assento demasiado profundo pode dificultar a circulação nas pernas na zona do joelho. Para testar, sente-se na cadeira o mais para trás possível com as ancas bem encostadas nas “costas” da cadeira. Se conseguir por o seu punho entre a parte de trás do seu joelho e a ponta do assento da cadeira, está tudo bem. Se a dobra do joelho estiver muito próxima da cadeira, o mais provável é que esteja a bloquear a circulação para as pernas. Isto pode provocar complicações à saúde e aumentar ainda mais as dores nas costas.
Para melhorar esta situação, basta colocar uma toalha enrolada ou uma almofada de apoio lombar para criar mais distância entre as pernas e o assento da cadeira.
MAIS PAUSAS
Mesmo com a melhor cadeira no mercado, não há nada com uma boa pausa!
Por cada hora sentado, certifique-se que se levanta por 5-10minutos.
Pode dar uma volta à casa ou ao escritório, rodar os ombros para trás, virar e inclinar a cabeça de lado para lado e levantar os joelhos ao peito antes de se voltar a sentar.