FAQ´s de Quiroprática

COMO FUNCIONA A QUIROPRÁTICA?

A Health Connection fez um levantamento das FAQ´s de Quiroprática mais vezes colocadas, e elaborou respostas de forma simples, clara e objetiva.

Pode perguntar-se… como é possível que o mesmo tratamento quiroprático, que resolve eficazmente as minhas dores nas costas, melhore também a minha saúde geral? A resposta é revelada quando observamos a relação entre a coluna vertebral e o sistema nervoso. Como talvez já saiba, o sistema nervoso é o controlador-mestre de todas as células vivas e órgãos; orquestra e coordena todas as funções celulares. A coluna vertebral envolve o sistema nervoso (a espinal medula e as raízes dos nervos) e é responsável pela sua proteção.

Devido a esta relação íntima, os problemas bioquímicos e estruturais na coluna vertebral podem inflamar partes do sistema nervoso nela contido. Esta inflamação pode resultar dos bioquímicos inflamatórios nocivos libertados durante a lesão aos tecidos ou pode resultar de pressão mecânica direta. Em qualquer dos casos, o funcionamento do sistema nervoso é negativamente influenciado assim como o é também o funcionamento celular, os tecidos e os órgãos que são alimentados pelo(s) nervo(s) afetado(s). O(s) problema(s) resultante depende das células, tecidos e órgãos afetados, assim como da extensão do sistema nervoso comprometida.

MARCAR PRIMEIRA CONSULTA

Há cinco (5) componentes que contribuem para o Complexo de Subluxação Vertebral (CSV):

1 – Componente ósseo

Quando a vértebra está deslocada, não se movimenta adequadamente ou está a sofrer degeneração. Isto leva frequentemente à redução dos espaços entre os ossos, através dos quais os nervos passam; resultando muitas vezes em inflamação ou constrição do próprio nervo.

2 – Componente nervoso

É a interrupção do fluxo normal de energia ao longo das fibras nervosas, fazendo com que as mensagens que viajam ao longo dos nervos se tornem distorcidas. O resultado é que todos os tecidos que são alimentados por esses nervos recebem sinais distorcidos do cérebro e, consequentemente, não conseguem funcionar normalmente. Com o decorrer do tempo, isto pode levar a diversas condições, tais como úlceras pépticas, obstipação e outros maus funcionamentos de sistemas do organismo.

3 – Componente muscular

Uma vez que os nervos controlam os músculos que ajudam a manter as vértebras no lugar, os músculos têm de ser considerados como parte integrante do complexo de subluxação vertebral. Na verdade, os músculos tanto afetam como são afetados pelo CSV. A subluxação pode inflamar um nervo, o nervo inflamado pode causar um espasmo muscular, o músculo que sofreu o espasmo desloca ainda mais a vértebra, o que por sua vez inflama mais o nervo e resulta num ciclo vicioso. Não é, portanto, de surpreender que muito poucas subluxações desaparecem por si só.

4 – Componente de tecidos moles

O CSV afetará também os tendões e ligamentos circundantes, o fluxo sanguíneo e outros tecidos, à medida que as vértebras desalinhadas puxam e comprimem o tecido conjuntivo com uma força tremenda. Com o decorrer do tempo, os tecidos moles podem tornar-se alongados ou danificados, deixando a coluna vertebral com uma instabilidade ou restrição permanente.

5 – Componente químico

É a alteração da composição química do organismo devido ao CSV. Com maior frequência, as alterações químicas, tais como a libertação de uma classe de químicos chamados de “kinins,” são pró-inflamatórias, o que significa que aumentam a inflamação na área afetada.

FAQ´s de Quiroprática

+15 ANOS
A ajustar colunas

MORADA

Avenida José Gomes Ferreira, 9 (Sala 62)
1495-139 Miraflores

HORÁRIO

Segunda a Quinta
7:40 às 17:00

MORADA

Avenida José Gomes Ferreira, 9
(Sala 62) 1495-139 Miraflores

HORÁRIO

Segunda a Quinta
7:40 às 17:00

VEJA O VÍDEO DA NOSSA CLÍNICA

VEJA O VÍDEO DA
NOSSA CLÍNICA

OS NOSSOS PACIENTES

TESTEMUNHOS